Um robô conduziu a negociação de um apartamento com um possível comprador, compreendendo suas necessidades e indicando produtos com base na inteligência artificial (IA). O “case” citado é da Tecnisa, uma das maiores incorporadoras do País, que criou a Isa, assistente virtual personalizada em uma figura feminina, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, capaz de responder a perguntas em 4 idiomas. Para negociar o imóvel, Isa precisou de apenas 35 minutos. Definido o produto, o robô direcionou o atendimento à área de vendas, para os trâmites finais. Segundo a Tecnisa, Isa pode compartilhar e-books, fotos dos ambientes, informações técnicas sobre os empreendimentos e fazer tours virtuais. Ela também compreende áudios e nuances linguísticas, e toda a interação acontece no ambiente de conversa do WhatsApp. Esse é um fenômeno que, tudo indica, deve se intensificar nos próximos anos. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias e pela Brain Inteligência Estratégica, com a participação de 163 executivos do setor, constatou que 19% deles já utilizam algum recurso tecnológico apoiado em IA. O estudo constatou ainda que 27% das empresas consultadas já têm áreas especializadas em IA e que 83% veem positivamente o impacto desse tipo de ferramenta nos negócios.