COMO OS MILLENNIALS ESTÃO TRANSFORMANDO O MERCADO IMOBILIÁRIO
O mercado imobiliário mundial está atravessando uma fase de transição entre os canais analógicos e os digitais. É o que apontam as pesquisas, que atribuem o movimento ao aumento das buscas por oportunidades imobiliárias por parte dos millennials – pessoas nascidas entre os anos 1980 e o início dos anos 2000. É esse público jovem que está reconfigurando o conceito de ser dono e explorando alternativas, que lhes permitam investir em imóveis de uma forma mais acessível. Uma das mais recentes novidades é a chamada “tokenização”, que garante maior acesso aos pequenos investidores. A ação consiste em criar uma representação digital de um imóvel para facilitar sua negociação. A “tokenização” permite a compra e venda de um imóvel na sua totalidade ou em partes. Os empreendedores, ao reunir múltiplos investidores e agrupá-los para financiar grandes ativos imobiliários, facilitam a entrada dos millennials no mundo imobiliário, pois alocam quantias menores para investimentos nos quais, de outra forma, seria mais difícil participar. Ao dividir o valor do imóvel em frações, a “tokenização” abre espaço para investidores iniciantes e com menos capital, democratizando o acesso ao setor e oferecendo alternativas tecnológicas, que desafiam os paradigmas estabelecidos.